segunda-feira, 23 de março de 2020

- Da Villa de Alfayates - COROGRAFÍA PORTUGUEZA


COROGRAFÍA
PORTUGUEZA,
E DESCRIPÇAM TOPOGRÁFICA
do famoso Reyno de
PORTUGAL

TOMO SEGUNDO
OFFERECIDO
АO SERENISSIMO REY
DOM JOAM V.
NOSSO SENHOR.
AUTHOR
О P. ANTONIO CARVALHO DA COSTA
SEGUNDA EDICÄO.



BRAGA
Typographia de Domingos Gonçalves Gouvea.
Rua Nova n.° 45.
1868.




TOMO SEGUNDO
DA
COROGRAFIA portugueza.

LIVRO PRIMEYRO.
 Da Provincia da Beyra.


Capítulo XXV
Páginas 208 a 211

Da Villa de Alfayates.

                        Do rio Tejo até perto de Sabugal se corre a raya com Castella de Norte a Sul, & de sobre o lugar de Meimão corre Leste Oeste pela serra de Malcata até o lugar de Lagiosa, quatro legoas de Sabugal. De Lagiosa até o Douro corre a raya Nornordeste a Susudueste. Aonde se começa a fazer esta raya, fica a Villa de Alfayates, huma legoa della, tres ao Nascente de Sabugal, cinco ao Susudueste de Castello Mendo, & oito ao Sueste de Pinhel. Está situada em lugar alto, cercada de muros com duas portas, & trincheiras, hum Castello dentro, & fora huma Atalaya. He Villa de muita importancia, & Praça de armas, como diz o Abbade de Pera no livro 3 das Guerras da Beyra, & foy povoação de Romanos. Tem na praça hum Padrão, que serve de assento, com letras, que denotão ser do Emperador Augusto Cesar, & que foy a Villa presidio de Romanos. Quando era da Coroa de Castella, lhe chamavão Castilho de Luna. Mas aquelle se desfez, & se mudou para o sitio, que hoje occupa. Depuis se destruio esta Villa com continuas guerras, & a mandou povoar EIRey D. Affonso o X. de Leão: deo-lhe foral EIRey D. Dinis, & fundou seu Castello pelos annos de 1207, o qual reformou EIRey Dom Manoel. Tem hoje 130. visinhos com huma Igreja Parroquial da invocação de Santiago, Reytoria, que apresenta o Bispo de Lamego, & Comenda da Ordem de Christo. He abundante de pão, gado, & caça, & tem huma veyga muito plana, aonde se recolhe excellente linho, legumes, & muita hortaliça; & hum quarto de legoa distante da Villa tem huma Igreja de N. Senhora da Sacaparte, imagem milagrosa, & de grande concurso de Romeiros em todo anno.
                       
                       Assistem ao governo civil desta Villa dous Juizes ordinarios, tres Vereadores, hum Procurador do Concelho, Escrivão da Camera, outro do Judicial, & Notas, Juiz dos Orfãos com seu Escrivão, & outro das Sizas. Ao militar hum Governador com huma Companhia de lnfantaria paga de presidio, & outra da Ordenança. O seu termo tem os lugares seguintes.

                        Aldea da Ponte tem 115. visinhos com huma Igreja Parroquial da invocação de S. Maria Magdalena, Curado annexo à Igreja de Santiago de Alfayates, que apresenta o Reytor della.


                        Forcalhos tem 50. visinhos com huma Igreja Parroquial da invocação de S. Maria Magdalena, Curado annexo à mesma Igreja de Santiago.

                        Rebolosa tem 36. visinhos com huma Igreja Parroquial da invocação de S. Catherina, Curado annexo à mesma Igreja de Santiago.

                      Forão naturaes desta Villa Rui Tavares de Brito, Cavalleyro da Ordem de Christo, servio em Africa, & nas Armadas deste Reyno antes da Acclamaçâo do Senhor Rey D. João o Quarto, & depois della, tendo mais de setenta annos de idade nas fronteyras da Beyra, Tras os Montes, & Alentejo com tam estremado valor, como testemunhão nossos Escritores, particularizando acçoens suas muy heroicas. Foy Capitão de Cavallos, & Commissario da Cavallaria, & cheyo de annos, & serviços deo a vida pelo seu Rey, & pela patria.

                      Foy seu filho legitimo, & de sua mulher D. Joanna de Tavora, Gaspar de Tavora & Brito, Cavalleiro da mesma Ordem, Capitão de Couraças, Mestre de Campo de hum Terço pago no Alentejo, igual no valor a seu pay, & por elle bem conhecido.

                      De Gaspar de Tavora & Brito foy filho legitimo João Martins de Tavora, Cavalleiro da Ordem de Christo; Capitâo de lnfantaria, imitador de seu pay & avo no esforço, & fidelidade. Servio esta Coroa ate o tempo das pazes com Castella, & depois no Terço da Armada, & ultimamente foy Governador, & Capitão mór de Benguella, onde morreo, & delle ha successão legitima na Cidade de Leyria, & no lugar do Beco, termo da Villa de Dornes da Comarca de Thomar.

                        Antonio de Tavora, irmão do Capitão João Martins de Tavora, & filho legitimo de Gaspar de Tavora & Brito, foy Sargento mor de Batalha nos Estados de Flandes, & delle ha successão legitima em Lisboa.

                      Bernardino de Tavora, filho iIlegitimo do dito Gaspar de Tavora, foy Capitão de lnfantaria, & Sargento mor da Comarca de Setuval.

                   Todas estas pessoas forão muy valerosas pelas armas, & delles fazem menção os nossos Escritores modernos, principalmente o Doutor João Salgado de Araujo, Abbade de Pera no livro que intitula, Successos Militares das Armas Portuguezas em suas Fronteiras depois da Real Acelamaçâo contra Castella, impresso em Lisboa na officina de Paulo Craesbeeck anno do 1644. onde alem de outras muitas, relata huma façanha de Rui Tavares de Brito no liv. 3. cap. 19. tratando de huma entrada, que os Castelhanos fizerao na Beira, aos quaes sahio o dito Rui Tavares de Brito com a sua tropa, & algumas mais, & travando peleja com o inimigo, o desbaratàrão, & puzeram em fugida, & com palavras formaes diz o seguinte.

                     Retiravãose tambem os nossos, quando Rui Tavares de Brito, Cavalleiro da Ordem de Christo, & Capitão de Cavallos, Soldado que fora nas Armadas do Reyno, & Cavalleiro Africano de mais de setenta annos de idade, reparando em si, se achou menos hum alfange, que costumava trazer: poz esporas a seu cavallo, & com sua lança de peleja entrou pelos inimigos, cobrou seu alfange, descativou a Luis Carrilho, que o inimigo levava, ajudado tambem do Ajudante Ferreyra, que tambem se ouve valerosamente, que ambos o seguirão, vendo-o começar tam honrado feito, & se tornou. Por certo, acção que merece ser venerada. Era destrissimo na lança, como Africano, & não se atrevião os Castelhanos chegar a elle, &c.

                 Tambem Bernardino de Tavora, irmão de Gaspar de Tavora & Brito, foy Inquisidor Apostolico da Mesa do S. Officio de Lisboa.

                  He senhor desta Villa Aleyxo de Sousa da Sylva & Menezes, Conde de Santiago, cuja varonia he a seguinte.

                        Rui de Sousa da Sylva foy filho de Rui Gomes da Sylva, primeiro senhor de Ulme, & da Chamusca, & dos Reguengos de Nespereyra, Villa-Nova de Foscoa, Monção, & de Riba do Vouga, & de D. Felippa de Andrade sua terceira mulher: casou com D. Leonor de Noronha, filha de D. Martinho de Castello-Branco, primeiro Conde de Villa-Nova de Portimaö, senhor do Morgado da Povoa, Veador da Fazenda dos Reys D. João o Segundo, & D. Manoel, Governador de Lisboa, & Camareiro mor delRey D. João o Terceiro, & da Condeça D. Mecia de Noronha sua mulher, de que teve, entre outros filhos, a

                 Lourenço de Sousa da Sylva, que foy senhor da Casa de seu pay, & Aposentador mor delRey D. João o Terceiro: casou com Dona Isabel de Èça, filha herdeira de D. Jeronymo de Eça, & de D. Maria Tibao sua mulher, de que teve, entre outros filhos, a
                       
                        Manoel de Sousa da Sylva, que foy Aposentador mor delRey D. Sebastião, & Commendador de Guilhefrey, & Alfayates na Ordem de Christo por merce do mesmo Rey, com o qual passou a Africa, & o matarão a seu lado na batalha de Alcacer no anno de 1578. casou terceira vez com Dona Anna de Vilhena, filha de Luis Alvares de Tavora, senhor do Mogadouro, & de outras terras, & de D. Felippa de Vilhena sua mulher, irmãa do segundo Conde de Sortelha, & desto matrimonio nasceo, entre outros filhos, o seguinte.

                        Lourenço de Sousa da Sylva foy Aposentador mór, & Cõmendador de Santiago de Beduido na Ordem de Christo, & de Guilhefrey, & Alfayates: casou com. D. Luiza de Menezes, senhora do Reguengo de Arronches, & Aya dos Reys de Portugal D. Affonso o Sexto, & D. Pedro o Segundo, a qual era filha de D. Alvaro de Menezes, Alcayde mor, & senhor do Reguengo de Arronches, & de sua mulher D. Violante de Ataide, de que teve, entre outros filhos, a

                        Aleixo de Sousa da Sylva, que foy Aposentador mor delRey D. Felippe о Quarto, & senhor da Casa, & Commendas de seu pay: casou com D. Luiza de Tavora, filha mais velha de Luis de Miranda Henriques, Cõmendador, & Alcayde mor de Cabeça de Vide, & de sua mulher D. Guiomar Guedes de Tavora, senhpra de Murça, & outras terras, de que teve filho unico a

                        Lourenço de Sousa da Sylva & Menezes, que foy Aposentador mór, & primeiro Conde de Santiago de Beduido por merce delRey D. Affonso o Sexto, senhor do Reguengo de Arronches, Commendador de Santiago, & Guilhefrey na Ordem de Christo, Mestre de Campo do Terço de Moura, & Sargento General de Batalha: casou com D. Joanna da Svlva, Dama da Rainha D. Luiza de Gusmão, filha de João de Saldanha da Gama, que morreo no Alentejo sendo Capitão de Cavallos, & de D. Margarida de Vilhena & Sylva sua mulher, & deste matrimonio nam ouve filhos: casou segunda vez com Dona Luiza Maria de Mendoça, tambem Dama da mesma Rainha D. Luiza de Gusmão, & filha mais velha de Nuno de Mendoça, segundo Conde de Val de Reys, Alcayde mor da Cidade de Faro, & das Villas de Loulé, & Albufeira, Cõmendador de S. Miguel de Armamar, S. André de Tuizelo, Montecorvo, & S. Lourenço de Villa Cova na Ordem de Christo, do Conselho de Estado, Gentil-homem da Camera, do Principe Dom Theodosio, Governador do Reyno do Algarve, & Presidente da Camera de Lisboa, & da Condeça Dona Luiza de Castro & Moura sua mulher, de que teve a Aleixo de Sousa, Dona Luiza de Mendoça, & D. Luzia de Menezes, Dama da Rainha D. Maria Sofia, que casou com D. Pedro de Castello-Branco, terceiro conde de Pombeiro, & Capitão da Guarda de Sua Magestade.

                        Aleixo de Sousa da Sylva & Menezes he segundo Conde de Santiago de Beduido, Aposentador mor delRey D. Pedro o Segundo, Comendador de Santiago, & Guilhefrey, & senhor do Reguengo de Arronches: casou com D. Leonor Maria de Menezes, filha de Dom Fernando Mascarenhas, segundo Marquez de Fronteira, & da Marqueza D. Leonor de Menezes sua mulher.